Boi ferido é encontrado em BC e levanta suspeitas de farra do boi
Animal apresentava ferimentos e larvas nas feridas, indicando maus-tratos prolongados
- Na noite desta segunda-feira (18), um bovino ferido foi encontrado no morro do Pinho, no bairro da Barra, em Balneário Camboriú, levantando suspeitas de envolvimento com a prática ilegal de farra do boi. A Polícia Militar foi acionada por moradores e encontrou o animal durante rondas.
O animal, que estava apresentando diversos ferimentos e sangramentos, além de larvas nas feridas, indicando que estava há dias no mato, adentrou na mata ao avistar a equipe. A equipe do Grupo de Operações Regionais (GOR) da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) foi acionada para o recolhimento do animal.
Após buscas, o boi foi localizado e recolhido pela equipe e encaminhado para um médico veterinário, onde receberá tratamento. Não se sabe o estado atual de saúde do animal.
A farra do boi é considerada crime ambiental, conforme previsto no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), que proíbe maus-tratos e crueldade contra animais. Apesar de não terem sido localizados participantes da farra, a ocorrência foi registrada e está sob investigação.
A farra do boi é uma prática cultural controversa que tem raízes históricas em algumas regiões do Brasil, inclusive em Santa Catarina.
Consiste na soltura de um boi que é perseguido e atacado por um grupo de pessoas até ser capturado ou morrer. Apesar de sua tradição, a atividade é condenada por organizações de proteção animal e proibida por lei devido aos maus-tratos infligidos aos animais envolvidos.