Politics

Lula deseja ‘boa sorte’ a novo governo após vitória de Javier Milei na Argentina

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desejou “boa sorte” ao governo de Javier Milei, presidente eleito neste domingo na Argentina. Ele derrotou o peronista Sérgio Massa, mais próximo do governo brasileiro.

Sem citar o nome Milei, que dirigiu ataques ao petista durante a campanha eleitoral, Lula também disse que torce pelo “êxito” da nova gestão.

“A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica. Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos”, escreveu Lula na rede social X, antigo Twitter.

Lula preferiu se manifestar por meio das redes sociais e não deve telefonar ao novo presidente eleito da Argentina, segundo fontes do governador.

A avaliação no Palácio do Planalto é que a eleição de Milei terá mais impacto no futuro do Mercosul e da Unasul, já que o novo presidente argentino se coloca contra esses organismos.

Auxiliares de Lula também acreditam que o processo de entrada da Argentina nos Brics, aprovada na última cúpula do bloco em agosto, também será paralisado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *