Educaçao

O governo do RS está estudando adiar o concurso público estadual devido às chuvas e inundações.

O ministro Paulo Pimenta mencionou nesta sexta-feira (3) que o governo está considerando adiar as provas do CPNU (Concurso Público Nacional Unificado), conhecido como ‘Enem dos concursos’, somente no Rio Grande do Sul. As provas estão agendadas para domingo (5).

O que aconteceu

  • O governador Eduardo Leite (PSDB) solicitou ao governo federal o adiamento da prova nos locais afetados pelas fortes chuvas. Contudo, o governo confirmou ontem a realização do concurso em todo o país.
  • O adiamento nacional do concurso teria um custo de R$ 50 milhões, conforme Paulo Pimenta. Mais de 2,1 milhões de candidatos se inscreveram para as 6.640 vagas do chamado “Enem dos Concursos”.
  • O ministro afirmou que, a princípio, adiar as provas apenas no RS seria inviável. O governo agora está buscando algum respaldo jurídico para viabilizar o adiamento apenas nesse estado.
  • Inicialmente, suspender o concurso somente no Rio Grande do Sul, do ponto de vista jurídico, é muito questionável. Portanto, a hipótese inicial era a suspensão total do concurso, a menos que uma decisão judicial fosse emitida nesse sentido. Os ministros do gabinete de crise formado para lidar com as enchentes no sul irão discutir as possibilidades de adiamento. Como as provas estão marcadas para este domingo (5), os membros do governo estão agindo rapidamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *