Água proveniente do Guaíba começa a atingir municípios no sul do RS.
A água que saiu do Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre, começou a chegar a cidades no sul do Rio Grande do Sul.
O que aconteceu
Cidades banhadas pela Lagoa dos Patos, onde o Guaíba deságua, começaram a observar aumento no nível nas margens. A Prefeitura de Rio Grande, a cerca de 300 quilômetros de Porto Alegre, publicou fotos nas redes sociais que mostram água começando a avançar pelas ruas do município. Segundo boletim das 14 horas da gestão municipal, a Lagoa dos Patos subiu um metro na região da cidade.
Rio Grande tem 1.516 pessoas desabrigadas. Os animais resgatados na cidade foram 333: 180 cavalos, 95 cachorros, 56 gatos, um coelho e uma chinchila
Em Pelotas, o nível da Lagoa dos Patos chegou a dois metros. O município tem 486 pessoas em abrigos e está com transporte público funcionando em horário reduzido devido à falta de combustível.
Guaíba voltou a ficar abaixo de 5 m
O nível atual está em 4,90 metros, segundo medição feita às 15h15 desta quinta-feira (9). O dado é da aferição das réguas da Sema (Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura) e da ANA (Agência Nacional de Águas).
Diminuição no nível do Guaíba foi de 42 centímetros em quatro dias. Na segunda-feira (6), altura da água atingiu 5,32 metros, o maior nível registrado até agora.
Guaíba continua dois metros acima do nível de inundação. A referência é usada como sinalização para possíveis danos nos municípios em torno do corpo d’água