noticias

Ápice da atividade solar pode provocar apagões em 2024?

O Sol está em um período de pico de atividade em seu ciclo de 11 anos. Uma tempestade solar no caminho da Terra pode provocar estragos.

Novamente, os residentes dos EUA e México poderão assistir à Lua passando na frente do Sol e bloqueando a iluminação de nossa estrela geradora de energia.  Mas talvez o evento deste ano seja muito mais impactante do que a versão de 2017; os astrônomos apontam que, se tudo se alinhar de forma perfeita, o eclipse total pode coincidir com o fenômeno natural de máximo solar.

Em média, a atividade solar dura aproximadamente 11 anos e 2024 promete ser o ciclo de máximo solar; não é à toa que alguns cientistas acreditam que as explosões solares podem causar um apagão da internet. Os pesquisadores da NASA apontam que o máximo solar pode acontecer entre janeiro e outubro deste ano, então, com sorte e um bom tempo, o eclipse total pode acontecer no mesmo período.

Eclipse total e máximo solar

O máximo solar é uma fase do ciclo solar que aumenta a atividade magnética do Sol e, consequentemente, o número de manchas solares na superfície da estrela. 

Além disso, podem ocorrer ejeções de massa coronal e erupções solares. Por isso, os cientistas da NASA planejam estudar o fenômeno para compreender como ele pode afetar redes elétricas, sistemas de comunicação por satélite e até serviços de GPS. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *