noticias

Prepare-se: TV aberta vai mudar e trazer recursos diferentes TV King’s

A TV digital como conhecemos hoje deve mudar nos próximos anos. O Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD), responsável pelo desenvolvimento de normas técnicas do setor, anunciou os primeiros resultados da segunda fase de teste do novo modelo, chamado de TV 3.0, que deve chegar à casa de alguns poucos brasileiros já em 2024. De forma resumida, a próxima geração de transmissão de TV aberta poderá proporcionar imagens 4K (3.840 x 2.160 pixels), além de um sistema de som imersivo e conexão à internet.

Por isso, os canais de radiodifusão devem adaptar parte da sua produção de conteúdo. Estruturalmente, toda a população terá o direito de receber transmissão por meio do sinal 4K,. Essa característica gera ao espectador maior qualidade de som e imagem. Desse modo, as emissoras estarão autorizadas a produzir todo seu conteúdo neste modelo.

Canais de mídia se adaptam ao novo modelo

Atualmente, essa recepção acontece por meio de mecanismos – que podem ser integrados à TV ou  virem embutidos no aparelho –, com colaboração da produção. Alguns streamings, como a Netflix e a Globoplay, têm conteúdo gerado em 4K. Na televisão, a Globo, por meio do canal de TV paga SporTV, produz conteúdo nesse padrão. Pelo menos um jogo exibido pela emissora conta com essa qualidade de transmissão aos espectadores.

Além disso, com a implementação da TV 3.0, o sistema de áudio deve ter melhorias. Na TV Cultura, por exemplo, existem planos de implementação do áudio imersivo. Esse recurso está disponível em algumas plataformas de streaming.

Segundo o diretor de engenharia da TV Cultura, Nelson Faria, a terceira geração da TV deixará o meio com navegação semelhante ao que acontece nos aplicativos on demand. “O espectador passa a trabalhar como se fosse em um app. 

Conectada e interativa

Além das premissas de evolução tecnológica, a TV 3.0 deve proporcionar aos espectadores mais interatividade e conexão. Com isso, os canais de televisão conseguirão entregar conteúdo personalizado e endereçado.

“Além de continuar sendo o meio mais eficaz e rápido para alcançar grandes grupos de pessoas, a TV passará a maximizar sua entrega em aplicações de relacionamento, ultra segmentação, programáticas e endereçáveis”, explica Roberto Franco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *