Parlamentares da oposição devem se reunir com Braga Netto nesta terça-feira
Nesta terça-feira (15), um grupo de deputados e senadores da oposição se prepara para realizar uma visita ao ex-ministro da Casa Civil, Braga Netto, que está detido no Comando da 1ª Divisão do Exército, no Rio de Janeiro. A autorização foi concedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na última quinta-feira (10).
Limitações e regras para o encontro
A visita contará com a presença de até 24 parlamentares, que deverão se revezar em grupos de três pessoas. Não será permitida a entrada de assessores, seguranças ou representantes da imprensa. Além disso, os visitantes não poderão portar celulares, câmeras ou qualquer outro tipo de equipamento eletrônico, o que impede qualquer registro do encontro.
Quem são os parlamentares autorizados
Entre os nomes confirmados para a visita estão:
- Sóstenes Cavalcante (PL/RJ)
- Izalci Lucas (PL-DF)
- Plínio Valério (PSD-AM)
- Rogério Marinho (PL-RN)
- Chico Rodrigues (PSB-RR)
- Marcio Bittar (União-AC)
- Luis Carlos Heinze (PP-RS)
- Hamilton Mourão (Republicanos-RS)
- Marcos Rogério (PL-RO)
- Sérgio Moro (União-PR)
- Eduardo Girão (Novo-CE)
- Laercio Oliveira (PP-SE)
- Nelsinho Trad (PSD-MS)
- Mecias De Jesus (Republicanos-RR)
- Romário Faria (PL-RJ)
- Alan Rick (União-AC)
- Jorge Kajuru (PSB-GO)
- Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG)
- Styvenson Valentim (PSDB-RN)
- Teresa Cristina (PP-MS)
- Zequinha Marinho (Pode-PA)
- Dr. Hiran (PP-RR)
- Carlos Portinho (PL-RJ)
- Damares Alves (Republicanos-DF)
Braga Netto é investigado por tentativa de interferência
A visita ocorre em meio às investigações conduzidas pela Polícia Federal, que apuram o envolvimento de Braga Netto na tentativa de interferência nas apurações sobre o suposto planejamento de um golpe de Estado em 2022. O general da reserva também teria buscado acesso ao conteúdo da delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid.
Segundo Cid, que atuou como ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, ele teria recebido dinheiro do ex-ministro entregue dentro de uma sacola de vinho.
Conclusão
A movimentação dos parlamentares oposicionistas em direção a Braga Netto demonstra uma tentativa de demonstrar apoio político ao ex-ministro em meio às investigações. O rígido controle imposto pelo STF quanto às condições da visita, incluindo a ausência de registros eletrônicos, reforça o caráter sensível do caso, que segue sob apuração da Polícia Federal.