Geral

Mulher que enfrentou a perda de 10 filhos inspirou a origem do Dia das Mães


O Dia das Mães, celebrado hoje no Brasil, tem suas raízes em tradições antigas de homenagens à maternidade, especialmente na Grécia e Roma antiga, onde festivais em honra a deusas relacionadas à fertilidade eram comuns. No entanto, a formalização dessa celebração como a conhecemos atualmente é um fenômeno relativamente recente.

A primeira comemoração oficial do Dia das Mães ocorreu em 26 de abril de 1910, no estado da Virgínia, nos Estados Unidos. Essa data foi estabelecida após uma campanha de cinco anos liderada por Anna Jarvis, que buscava criar um dia dedicado a celebrar as mães e homenagear a memória de sua própria mãe, Ann Jarvis, uma ativista social.

O ativismo de Ann Jarvis foi impulsionado por sua própria tragédia pessoal, tendo perdido dez filhos para doenças infantis. Após essa experiência dolorosa, ela dedicou sua vida a ajudar outras mães e a comunidade em que vivia.

Em 1858, Ann fundou um grupo que fornecia educação e assistência às famílias locais, com o objetivo de reduzir a mortalidade infantil. Durante a Guerra Civil americana, ela expandiu suas atividades para incluir o atendimento a soldados feridos por meio dos grupos que havia estabelecido.

Após o término da guerra, Ann trabalhou para promover a reconciliação entre os soldados e suas famílias. Foi durante esse período que ela começou a organizar piqueniques anuais no que viria a ser chamado de “Dia das Mães”, com o intuito de incentivar as mulheres a se envolverem na política e promover a paz.

O presidente Woodrow Wilson oficializou o Dia das Mães em todos os estados norte-americanos em 1914. Contudo, logo surgiu um viés comercial associado à celebração, o que revoltou Anna Jarvis, a mentora da data, levando-a a boicotar sua própria criação.

Anna nunca quis que a data se tornasse um momento de presentes caros e onerosos, como outros feriados já haviam se tornado no início do século 20. Segundo Katharine Lane Antolini, autora de um livro sobre Anna, a revolta dela foi tanta que ela organizou protestos contra floriculturas que aumentavam os preços das flores perto do Dia das Mães.

No Brasil, o primeiro Dia das Mães foi comemorado em 1918, mas a data foi oficializada apenas em 1932 pelo então presidente Getúlio Vargas. A partir de então, a celebração se tornou uma tradição nacional, marcada por demonstrações de amor e gratidão às mães, independentemente de qualquer viés comercial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *