Florianópolis e São José iniciam vacinação contra a dengue nesta segunda
Público-alvo da vacinação são crianças e adolescentes de 10 a 14 anos
Florianópolis e São José dão início a vacinação contra a dengue nesta segunda-feira (8). Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Florianópolis recebeu cerca de 8 mil doses da vacina na última sexta-feira (5), enquanto São José recebeu 4 mil doses. O público-alvo são crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.
Em Florianópolis, a vacinação ocorre, nesta segunda-feira, no Espaço Imuniza, no Centro da cidade, entre às 8h e 19h. As doses recebidas serão distribuídas para os demais pontos de vacinação do município ainda no início desta semana. A previsão é que, até quarta-feira (10), os imunizantes estarão disponíveis de forma ampla para o público-alvo nos Centros de Saúde com sala de vacina ativa.
A vacinação é imprescindível e a disponibilidade de um imunizante seguro e eficaz amplia nossas estratégias de prevenção e controle da doença — enfatiza a Gerente da Vigilância Epidemiológica de Florianópolis, Ana Cristina Vidor.
Em São José, o imunizante estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município. Para receber a dose o paciente precisa de um documento com foto e um comprovante de residência no nome do pai, da mãe ou do responsável.
O esquema vacinal recomendado é de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações. A meta, indicada pelo Ministério da Saúde, é vacinar 90% do público-alvo.
Quem puder vacinar precisa fazer sua parte, afinal, estará ajudando a todos. Isso porque a imunização previne que as pessoas desenvolvam casos mais graves da doença e necessitem de hospitalização, reduzindo assim as chances de superlotação das unidades — explica a gerente da Vigilância Epidemiológica.
Até esta sexta-feira (5), Florianópolis registrou 2.799 casos confirmados de dengue, 66 internações e três óbitos em decorrência da arbovirose em 2024. São José possuía 721 casos de dengue confirmados até este domingo (7).