noticias

Geada e neve: Inverno vai chegar a Santa Catarina com força total

Santa Catarina antecipa a chegada de um inverno mais intenso em 2024, com expectativas de condições climáticas severas, incluindo geada e neve mais frequentes e fortes em comparação com o ano passado. O meteorologista Piter Scheuer aponta que, a partir de junho, o estado deverá experimentar um clima mais seco, com a atuação de massas de ar frio significativamente mais intensas, elevando as chances de fenômenos de geada e neve, especialmente nas regiões serranas.

De acordo com Piter, o inverno deste ano promete ser notavelmente mais rigoroso, destacando-se pela maior incidência de geada e pela possibilidade de neve na Serra Catarinense e na Serra Gaúcha. A alteração climática deve-se à presença mais marcante de massas de ar frio, que se intensificarão a partir de junho, influenciando diretamente o clima.

Já para os próximos meses, há previsão de chuvas irregulares em março e chuvas mais intensas em abril. Maio pode presenciar as primeiras geadas, sobretudo em elevações maiores. Além disso, o fenômeno La Niña, com início esperado no Oceano Pacífico em março, terá seus efeitos mais notórios a partir de maio, prolongando-se pelo resto do ano, contribuindo para um período mais seco e frio, com destaque para a diminuição das precipitações e o aumento da incidência de massas de ar frio.

O inverno 2024 em Santa Catarina devera ser mais rigoroso do que o do ano passado, com mais geada e neve. De acordo com as previsões, a partir de junho, a tendência é para um período mais seco, com massas de ar frio mais intensas, onde pode resultar no aumento de geada e até neve na Serra Catarinense e Gaúcha. 

Em março, conforme o meteorologista Peter Scheur, o clima será marcado por chuvas irregulares, com volumes variado entre municípios. Já em abril, a expectativa é de chuvas mais volumosas e abrangente, na maioria das cidades, com registros acima da média. A geada poderá chegar na metade do mês de maio, especialmente em áreas mais altas do Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *