noticias

Netanyahu ironiza ação da África do Sul no CIJ e diz que ‘ninguém irá deter’ Israel em guerra contra Hamas

Ninguém irá nos deter, nem Haia, nem o Eixo do Mal, nem ninguém mais”, declarou o premiê israelense na véspera dos bombardeios em Gaza completar 100 dias.

O primeiro-ministro israelense Beijamin Netanyahu afirmou neste sábado 13 que “ninguém” impedirá a ofensiva lançada pelo país contra o movimento palestino Hamas na Faixa de gaza após os ataques de 7 de outubro. A fala aconteceu em coletiva de imprensa televisionada à nação.

“Ninguém irá nos deter, nem Haia, nem o Eixo do Mal, nem ninguém mais”, declarou o chefe de governo na véspera de completarem cem dias de guerra.

A declaração do premier faz menção à ação movida pela África do Sul na Corte Internacional de Justiça, localizada em Haia, na Holanda. 

Fundada em 1945, a CIJ julga disputas entre Estados e responde a consultas de órgãos ou agências especializadas das Nações Unidas.

Na ação, o país africano sustenta que “atos e omissões de Israel são de caráter genocida, pois são acompanhados da intenção específica requerida de destruir os palestinos de Gaza como parte do grupo nacional, racial e étnico mais amplo dos palestinos.

A defesa israelense, por outro lado, tenta afastar a acusação de genocídio, afirmando que os danos causados pela guerra não podem ser comparados ao crime, que exige uma intencionalidade distinta, e definindo o escopo da guerra como sendo um embate contra o Hamas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *