Praias de Florianópolis têm mais pontos próprios para banho do que no início do último ano
Apesar da melhora comparada ao início do ano passado, os indicadores das praias de Florianópolis pioraram com relação à última semana.
IMA-SC (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina) divulgou sexta-feira o quinto relatório de balneabilidade da temporada 2023-2024. Na Capital, dos 87 pontos analisados, 46 estão adequados para banho, o que equivale a 52,87% e outros 41 impróprios (47,13%). No comparativo com o mesmo período do ano passado, as praias de Florianópolis apresentam melhora significativa na balneabilidade, pois havia 37 pontos próprios (42,53%) e 50 impróprios (57,47%) na primeira semana de janeiro.
Considerando todo o litoral catarinense, de acordo com as amostras coletadas nos 238 pontos monitorados pelo instituto, 117 estão próprios para banho esta semana, o que representa 49,16% do total e 50,84% apresentam condição imprópria.
Naquele momento, havia 67 pontos próprios (77,01%) e 20 impróprios (22,99%). Em relação ao quarto relatório, também houve recuo na condição geral de balneabilidade, pois 17 pontos passaram de próprio para impróprio, enquanto apenas quatro pontos tiveram movimento inverso. Os demais mantiveram a condição em que estavam.
Canasvieiras e Jurerê lideram pontos impróprios entre as praias de Florianópolis
Entre os destaques negativos das praias de Florianópolis no quinto relatório de balneabilidade está Canasvieiras, no Norte da Ilha. Na semana anterior, a praia estava com os oito pontos analisados como próprios para banho. No relatório da última semana, apenas um se manteve próprio, o ponto 22, ao lado esquerdo do trapiche.