noticias

Israel intercepta míssil fora da atmosfera

O sistema de defensa antiaérea de longo alcance de Israel, conhecido como Arrow ou Hetz, realizou um feito histórico militar ao interceptar um míssil fora da atmosfera terrestre, no último dia 2, informa o jornal israelense Haaertz.

O míssil é um dos muitos que os rebeldes do Houthi, grupo terrorista pró-Irã, têm lançado nas últimas semanas a partir do Iêmen em direção a Israel — os dois países são separados por uma distância de aproximadamente 2.000 km.

Nunca uma batalha ocorreu além do limite de 100 km de altitude — conhecido como a linha de Kármán — que separa a atmosfera da Terra do espaço, salienta o jornal francês Le Figaro.

O míssil em questão seria um Qader, fabricado no Irã. Recentemente, disparos feitos pelos houthis têm chegado perto do sul de Israel, mais especificamente na cidade de Eilat. 

De acordo com o projeto Missile Threat, do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, o Arrow 2 foi desenvolvido, em uma parceria de Israel com os EUA, nos anos de 1990 e teve suas primeiras unidades implantadas a partir de 2000. O sistema antimíssil de Israel, chamado de Domo de Ferro, foi intensamente usado para impedir que as ofensivas do grupo terrorista Hamas atingissem alvos em território israelense. As imagens do funcionamento desse armamento são impressionantes pela precisão, mesmo diante do grande número de foguetes disparados pelo Hamas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *