Damon Albarn revela trabalho abortado com David Bowie e Ray Davies
O vocalista e compositor Damon Albarn, conhecido por seu trabalho nas bandas Blur e Gorillaz, relembrou um projeto de álbum que chegou a ser discutido com David Bowie e Ray Davies, do grupo The Kinks, no final dos anos 1990.
Albarn explicou que o trabalho era “realmente algo sério que íamos fazer” e descreveu o momento em que Bowie o chamou durante uma turnê na Suíça, dizendo: “Bem, vamos fazer isso, mas se esta turnê continuar indo tão bem como está, então continuarei de férias‑turnê”. É justamente essa agenda extensa de Bowie que acabou abortando o projeto.
Ele disse ainda que o encontro inicial com Bowie e Ray Davies durou apenas cerca de 24 horas, e depois o projeto “não aconteceu”. Em suas palavras: “Por cerca de 24 horas, muitos anos atrás, eu estava fazendo um disco com David Bowie e Ray Davies… mas isso só durou 24 h.”
Na entrevista mais recente, Albarn manifestou arrependimento diante dessa oportunidade perdida: “Eu me arrependo disso. Eu só imagino como poderia ter soado.”
O músico destacou como Bowie e Davies sempre foram referências criativas para ele — Bowie em termos de reinvenção artística, e Davies como arquiteto de melodias britânicas clássicas que Albarn admira.
Impacto e contexto:
- A revelação mostra Albarn como colaborador e influenciador que buscou trabalhar com lendas da música britânica.
- Evidencia como a agenda de grandes artistas, como a turnê de Bowie, pode prejudicar colaborações icônicas.
- Para os fãs, permanece o “e se” desse disco inexistente — imaginando como teria sido a união de Albarn, Bowie e Davies.

