Arsenal de guerra encontrado em casa de acusado de furtos em SC
Na tarde de terça-feira (16), a Polícia Civil realizou a execução de um mandado de busca e apreensão em Rio do Oeste, no Vale do Itajaí, onde apreendeu uma farta quantidade de materiais de uso exclusivo do exército.
Durante a ocorrência, registrada na residência de um homem de 56 anos, suspeito por diversos furtos na área, as autoridades fizeram a descoberta alarmante. No local, foram encontradas granadas e uma variedade de munições de calibres específicos e de uso restrito das Forças Armadas.
O suspeito, que já havia sido investigado pela subtração de itens como portões de alumínio e bicicletas, foi preso após o armamento ser encontrado. Ele afirmou aos oficiais que as munições e granadas eram parte de uma coleção pessoal e que os itens foram adquiridos durante seu período de serviço militar obrigatório. Entre os materiais apreendidos estavam granadas intactas e deflagradas, além de munições de diversos calibres, que variavam de .50 BMG a 9mm.
Devido ao flagrante, o homem foi encaminhado ao Presídio Regional de Rio do Sul, enfrentando acusações baseadas na Lei 10.826/03, que regula a posse e o comércio de armamentos no Brasil.
Ao todo, foram apreendidos 2 granadas de mão intactas, 1 granada de mão deflagrada, 2 munições calibre .50 BMG intactas, 33 munições calibre 7.62 x 51 mm intactas, 2 munições calibre 12 GA intactas, 1 munição calibre 28 GA intacta, 4 munições calibre 20 GA intactas, 5 munições calibre .38 SPL intactas, 13 munições calibre .32 SW intactas, 5 munições calibre 6,35 mm intactas, 4 munições 7,65 x 17 mm Browning intactas, 4 munições calibre .380 ACP intactas, 7 munições calibre 9mm intactas, 3 munições calibre .45 Mag intactas, 1 munição calibre .44 Mag intacta, além de estojos destas munições deflagrados.