Esporte

“Desafio de Vídeo” será implementado em torneios com VAR

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a implementação de uma nova metodologia de revisão em competições com Árbitro de Vídeo (VAR), chamada de “Football Video Support” (FVS). Essa ferramenta será utilizada em caráter de teste nas quartas de final até a final da Copa do Brasil Feminina e na fase final da Copa Paulista Masculina de Futebol. O evento de apresentação ocorrerá nesta quinta-feira (18), às 10h (de Brasília), no Hotel C Design, no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro.

O FVS permite que os treinadores solicitem a revisão de decisões do árbitro em quatro situações específicas: gol, pênalti, cartão vermelho direto ou caso de cartão aplicado ao jogador errado. Cada técnico terá direito a dois pedidos por partida. A solicitação será feita por meio de um gesto girando o dedo no ar, entregando ao quarto árbitro um cartão de solicitação. Em seguida, o árbitro principal irá até a cabine à beira do gramado para assistir ao lance com a ajuda de um operador de replay.

Diferentemente do VAR tradicional, que exige uma grande equipe de árbitros de vídeo e várias câmeras, o FVS foi desenhado para contextos mais simples, permitindo que torneios de diferentes portes também possam se beneficiar de revisões em lances decisivos. A ideia é democratizar o uso da tecnologia, permitindo que torneios de diferentes portes também possam se beneficiar de revisões em lances decisivos.

Esta iniciativa faz parte de um projeto piloto da FIFA com a CBF, que convidou a Federação Paulista de Futebol (FPF) a experimentar a ferramenta em uma competição profissional masculina. A estreia do “Desafio de Vídeo” reforça o histórico caráter inovador da FPF no futebol brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *