Ex-goleiro da Seleção Brasileira é detido em Portugal por porte ilegal de arma
O ex-goleiro Helton Arruda, de 47 anos, foi preso na última quarta-feira (3) em Vila Nova de Gaia, Portugal, por posse ilegal de arma de fogo. A detenção ocorreu durante uma operação policial em sua residência, após uma denúncia de violência doméstica apresentada por uma mulher com quem o ex-jogador manteve um relacionamento extraconjugal por mais de 10 anos.
Durante a busca, as autoridades encontraram munições e uma arma de fogo ilegal no quarto de Helton. O ex-goleiro alegou que o objeto pertencia a um amigo falecido, que teria ido ao estúdio de sua casa para gravar uma música.
Helton Arruda teve uma carreira vitoriosa no futebol. Revelado pelo Vasco da Gama, foi campeão da Copa Libertadores de 1997 e do Campeonato Brasileiro de 2000. Posteriormente, transferiu-se para o Porto, onde se tornou ídolo, conquistando 18 títulos, incluindo a Liga dos Campeões da UEFA. Também integrou a Seleção Brasileira, sendo campeão da Copa América de 2007.
Após a prisão, Helton foi liberado, mas deverá se apresentar periodicamente à Justiça portuguesa. Caso seja condenado por “maus-tratos simples”, poderá pegar até três anos de prisão. Se a acusação for de “ofensa grave à integridade física”, a pena pode aumentar para até oito anos.