Polícia Federal localiza Carla Zambelli em território italiano
A Polícia Federal confirmou que localizou o paradeiro da deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) na Itália. Após sua inclusão na difusão vermelha da Interpol — lista de foragidos com mandado de prisão internacional —, autoridades brasileiras e italianas identificaram o endereço da parlamentar no país europeu.
Condenação no STF levou à fuga
Zambelli deixou o Brasil após ter sua prisão decretada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão ocorreu no contexto de sua condenação por crimes de falsidade ideológica e invasão ao sistema de informática do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A fuga teria como objetivo evitar o cumprimento da pena determinada pelo STF.
Prisão depende das autoridades italianas
Com o endereço já em mãos, a PF aguarda agora os desdobramentos junto às autoridades italianas. Segundo fontes da corporação, a prisão de Zambelli só poderá ser efetivada com o aval do governo da Itália, que está analisando o caso a partir das informações fornecidas pelo Brasil.
Pedido de extradição já foi entregue
Em paralelo à busca pelo cumprimento do mandado, o pedido de extradição da deputada está formalmente em tramitação. O embaixador brasileiro na Itália, Renato Mosca, entregou o documento nesta quinta-feira (12) ao Ministério dos Negócios Estrangeiros da Itália, conhecido como Farnesina, equivalente ao Itamaraty brasileiro.
Conclusão
A localização de Carla Zambelli representa um avanço nas ações internacionais conduzidas pela Polícia Federal em cooperação com a Interpol e o governo italiano. Agora, o andamento do processo dependerá da resposta oficial da Itália ao pedido de extradição, que poderá definir os próximos passos na execução da pena imposta à parlamentar pelo STF.