Politica

Para 70%, Lula não conseguirá cumprir as promessas feitas durante a campanha, aponta pesquisa Quaest

Uma pesquisa realizada pela Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (4), aponta que 70% dos entrevistados consideram que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não tem conseguido cumprir as promessas feitas durante a campanha eleitoral de 2022. Por outro lado, 25% acreditam que o presidente tem conseguido realizar as propostas apresentadas, enquanto 5% não souberam ou preferiram não opinar.

Leve redução na percepção negativa em relação ao governo


Quando comparada ao levantamento anterior, divulgado em março de 2025, a taxa de insatisfação diminuiu ligeiramente, caindo de 71% para 70%. Já a aprovação subiu de 24% para 25%, mantendo o percentual de indecisos em 5%.

Principais promessas ainda em análise ou pendentes


Entre as promessas destacadas na pesquisa estão a divulgação de informações classificadas sob sigilo de 100 anos, o compromisso de não se candidatar para um segundo mandato em 2026 e a proposta de isenção do imposto de renda para quem recebe até R$ 5 mil mensais. Esta última medida foi encaminhada ao Congresso Nacional neste ano e aguarda avaliação.

Metodologia da pesquisa


O levantamento ouviu 2.004 pessoas entre os dias 29 de maio e 1º de junho de 2025, por meio de entrevistas presenciais. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

Conclusão


Apesar de uma leve melhora na percepção sobre o cumprimento das promessas, a maioria da população segue cética quanto à capacidade do presidente Lula em realizar integralmente os compromissos firmados na campanha de 2022. A continuidade do acompanhamento do governo e a evolução das propostas no Congresso serão fundamentais para reverter esse cenário nos próximos meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *