Economia

Dólar sobe com atenção voltada para tarifas e indicadores dos EUA

O dólar iniciou a sexta-feira (16) em alta frente ao real, refletindo a cautela dos investidores diante das negociações comerciais envolvendo os Estados Unidos e seus parceiros globais, além da expectativa em torno de novos dados econômicos da maior economia do mundo.

Por volta das 9h44, o dólar à vista registrava avanço de 0,26%, sendo negociado a R$ 5,6962 na venda.

Sessão anterior também foi marcada por valorização da moeda

Na véspera, o dólar à vista já havia encerrado o dia com valorização de 0,84%, cotado a R$ 5,6803. A continuidade do movimento nesta sexta reforça a influência dos fatores externos sobre o câmbio, principalmente em um cenário de incerteza sobre as diretrizes econômicas e comerciais dos Estados Unidos.

Atuação do Banco Central

Em meio ao comportamento do mercado cambial, o Banco Central anunciou para esta sessão a realização de um leilão de até 30 mil contratos de swap cambial tradicional. A operação tem como objetivo a rolagem do vencimento previsto para 2 de junho de 2025, mantendo a estratégia de suavização das oscilações no mercado de câmbio.

Conclusão

O dólar segue em alta frente ao real, impulsionado pela combinação de incertezas externas e expectativa por indicadores econômicos dos Estados Unidos. A atuação do Banco Central com os contratos de swap busca dar estabilidade ao mercado em meio às pressões. Os próximos movimentos da moeda devem continuar sensíveis às novidades sobre o cenário internacional e às sinalizações vindas da economia norte-americana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *