PF suspeita que 3.000 contas do Gov.br tenham sido fraudadas com biometria
A Polícia Federal deflagrou a Operação “Face Off” para desarticular uma organização criminosa especializada em fraudar contas digitais vinculadas à plataforma Gov.br. O grupo utilizava técnicas de alteração facial para burlar o sistema de autenticação biométrica do governo.
Durante a investigação, foram identificadas ao menos 3.000 contas fraudadas. Os criminosos simulavam os traços faciais de terceiros para obter acesso indevido aos perfis digitais das vítimas, conseguindo assim acessar serviços públicos, dados pessoais e benefícios do governo federal.
Estão sendo cumpridos mandados de prisão temporária e de busca e apreensão em diversos estados, incluindo São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Paraíba, Mato Grosso, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Tocantins.
Os suspeitos devem responder por crimes como invasão de dispositivo informático qualificada e associação criminosa. O objetivo da operação é também identificar outros envolvidos no esquema e bloquear o acesso indevido às contas comprometidas.
A ação reacende o debate sobre a segurança das plataformas digitais do governo e a eficácia dos sistemas de autenticação baseados apenas em reconhecimento facial. A expectativa é que novas camadas de proteção sejam implantadas para evitar esse tipo de fraude no futuro.