Lula critica tarifas dos EUA em reunião com Putin e líderes na Rússia
Durante sua participação na Cúpula do Brics+, realizada em Moscou, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou abertamente as tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos, em um discurso que chamou atenção de líderes presentes, incluindo o presidente russo Vladimir Putin e representantes de países aliados.
Lula afirmou que medidas protecionistas adotadas por nações desenvolvidas, especialmente os EUA, “prejudicam o crescimento das economias emergentes” e criam obstáculos ao comércio justo. Segundo ele, “não é possível falar em cooperação global com tarifas que penalizam quem tenta competir com dignidade”.
A fala do presidente brasileiro veio durante uma mesa de debates sobre o futuro da economia global e o papel dos países do Sul Global no novo cenário geopolítico. Lula defendeu um sistema comercial mais equitativo, com menos barreiras e maior valorização das cadeias produtivas locais.
Além de Putin, o evento reuniu líderes da China, Índia, África do Sul e de países convidados como Irã, Turquia e Indonésia. A presença de Lula na Rússia foi marcada também por encontros bilaterais, em que discutiu temas como energia, infraestrutura e a criação de mecanismos alternativos ao dólar para transações internacionais.
A crítica às tarifas americanas reforça a postura do governo brasileiro de buscar maior autonomia econômica e alinhamento com blocos que desafiam a hegemonia ocidental.