Suspensão de ação contra Ramagem começa a ser julgada amanhã no STF
O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta terça-feira (9) o julgamento que pode suspender uma ação penal contra o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-diretor da Abin (Agência Brasileira de Inteligência). O caso gira em torno de uma investigação que aponta o suposto uso irregular da agência durante o governo de Jair Bolsonaro.
Ramagem é acusado de ter autorizado monitoramentos ilegais e de desviar a finalidade da Abin para fins políticos, beneficiando aliados do então presidente. A defesa do parlamentar alega perseguição política e pede a suspensão do processo, argumentando que as provas teriam sido obtidas de forma irregular.
O relator do pedido de suspensão é o ministro Alexandre de Moraes, que já determinou medidas contra outros envolvidos no caso. O julgamento será realizado no plenário virtual do STF, o que significa que os ministros têm até um prazo determinado para registrar seus votos digitalmente, sem necessidade de sessão presencial.
O desfecho do julgamento poderá influenciar diretamente o andamento da ação penal contra Ramagem, além de ter reflexos em outros processos ligados ao uso da máquina pública durante a gestão Bolsonaro.
A expectativa é de que o julgamento seja concluído ainda nesta semana.