noticias

Com alta demanda por motorista, governo de SC pretende lançar programa que fornece CNH gratuita

A expectativa é que o programa seja lançado na segunda quinzena de novembro, segundo o Detran; confira o que se sabe sobre o programa, que está em fase de ajustes.

Santa Catarina enfrenta falta de profissionais qualificados quando o assunto é motorista das categorias D e E, conforme dados do Sest Senat. No Estado há mais de 12 mil oportunidade portas para essa categoria e governo estadual tem planejado uma forma de resolver essa escassez de profissionais. Uma maneira encontrada é a criação de um programa, chamado ‘CNH Social Emprego na Pista’, que é elaborado pelo Detran departamento estadual de trânsito que deve ser lançado no fim de novembro.

De acordo com o Detran, por meio do programa – que é voltado para a empregabilidade – serão oferecidas CNH (Carteira Nacional de Habilitação) de forma gratuita para o público de renda mais baixa. Ainda segundo as informações, serão ofertadas vagas para as categorias A, B e também para mudança de categoria para D e E.

Segundo o órgão, por ser voltado à empregabilidade, há uma grande chance que os beneficiados que irão fazer mudança de categoria para D e E já saiam do programa com, pelo menos, uma entrevista de emprego engatilhada.

Já referente ao fornecimento de CNH na categoria ‘A’, a intenção é tirar da informalidade um número muito grande de motofretistas, além de qualificá-los para o mercado de trabalho.

O objetivo do programa, além de fornecer o documento de forma gratuita à população de baixa renda, é proporcionar qualificação também. O Detran informou que para todas as categorias haverá cursos de qualificação, além dos teóricos e práticos que já são exigidos para conseguir a CNH.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *