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O trem da Linha 17-Ouro realiza sua viagem de teste inaugural

Na última segunda-feira (13), o Metrô de São Paulo deu um importante passo para a implementação da Linha 17-Ouro, com a realização da primeira viagem teste do monotrilho. O trajeto percorreu 1.200 metros, partindo do Pátio Água Espraiada (Bloco A – oficina de trens) até a estação Washington Luís, e demonstrou a autonomia e a inovação tecnológica do sistema.

Tecnologia e Autonomia em Ação

O trem da Linha 17-Ouro, movido por energia fornecida por suas próprias baterias, conseguiu vencer uma elevação de 15 metros durante o teste, evidenciando sua capacidade de operação em terrenos desafiadores. A viagem foi fundamental para a avaliação de componentes essenciais do sistema, como tração, freios, engates e suspensão, além da inspeção das vias e aparelhos de mudança de via (AMVs). Esses testes são parte do processo de comissionamento, que visa garantir a segurança e a eficiência do monotrilho antes de sua entrada em operação.

Com uma tecnologia avançada, o trem de cinco carros e 60,8 metros de comprimento é projetado para operar de maneira totalmente automatizada. Isso contribui para maior segurança, redução de intervalos entre as composições e, consequentemente, mais eficiência para os usuários. O trem também é equipado com ar-condicionado, iluminação LED e janelas panorâmicas, proporcionando uma experiência confortável aos passageiros.

Capacidade e Eficiência no Transporte Urbano

Com capacidade para transportar até 616 passageiros, o monotrilho da Linha 17-Ouro foi projetado para atender à crescente demanda de transporte público na cidade. O sistema de baterias do trem, que garante autonomia de até 8 km, é um grande diferencial, permitindo a movimentação do trem mesmo em situações de falha de energia. Essa característica é fundamental para garantir a continuidade da operação e evitar interrupções no serviço.

O projeto do monotrilho visa oferecer uma solução de mobilidade urbana mais eficiente e moderna para São Paulo, especialmente para conectar importantes pontos da cidade. Quando a Linha 17-Ouro for concluída, ela vai integrar o Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda, com conexão também à Linha 5-Lilás, ampliando a rede de transportes e beneficiando cerca de 100 mil passageiros por dia.

Perspectivas para o Futuro da Mobilidade em São Paulo

A Linha 17-Ouro promete ser um marco na mobilidade urbana de São Paulo, oferecendo uma nova alternativa para os deslocamentos, especialmente na região sul da cidade. A previsão é que o projeto esteja concluído até 2026, o que vai melhorar significativamente o fluxo de passageiros e aliviar o trânsito nas vias mais congestionadas. A chegada do monotrilho também representa um avanço no uso de tecnologias sustentáveis, como o sistema de baterias, e no aumento da eficiência do transporte público.

Conclusão

A primeira viagem teste do monotrilho da Linha 17-Ouro é apenas o início de uma transformação importante para o sistema de transporte de São Paulo. A tecnologia de ponta, a autonomia das baterias e a capacidade de transportar um número elevado de passageiros são apenas alguns dos benefícios que o monotrilho trará para a cidade. Com a conclusão da linha prevista para 2026, a cidade ganhará uma nova alternativa de transporte, mais eficiente, rápida e integrada, contribuindo para a melhoria da mobilidade urbana e para o desenvolvimento de um sistema de transporte público mais sustentável e moderno.

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