Rússia quis recomprar helicóptero Mi-35 do Brasil para a guerra
A Rússia tentou recomprar helicópteros Mi-35, que vendeu nos anos 2000 ao Brasil, para usar na Guerra na Ucrânia. Mais especificamente, os motores das 12 aeronaves comercializadas, segundo o Wall Street Journal. Os helicópteros eram os únicos modelos de ataque que a FAB tinha no Brasil, mas estão aposentados desde o ano passado, depois de terem voado só entre sete a 12 anos por aqui.
Helicóptero de ataque começou a ser produzido na década de 1960 naquele país, e pode ser carregado com foguetes, canhões e bombas que podem destruir tanques blindados.
Entre elas estão sistema antimísseis e supressor de calor na saída do motor, medida usada contra mísseis que se guiam pelas altas temperaturas emitidas na saída dos gases do sistema de propulsão.
O objetivo era de que as aeronaves fossem fabricadas na Rússia e tivessem todo o seu ciclo de consertos e manutenção feitos por aqui. Projeto teve cortes no orçamento ainda em 2011, e a operação com os Sabres foi abandonada, com todos os modelos desativados desde o ano passado.