noticias

Minas aterrorizam aldeias ucranianas liberadas da ocupação russa

O vilarejo de Kamianka, na região de Kharkiv, quase na linha de frente da guerra, foi liberado há um ano da ocupação russa. Desde então, o trabalho de remoção de minas tem progredido lentamente. A RFI conversou com os poucos habitantes que optaram por voltar a viver no local e que continuam aterrorizados com a existência de minas terrestres.

Restos de um míssil de munição de fragmentação foram encontrados por moradores da região no meio de um pomar, ao lado de enormes repolhos e abóboras. A ucraniana Iryna Oleinik mostra com orgulho a curiosa ferramenta que seu marido e seu filho fizeram para limpar a propriedade, cansados de esperar pelos removedores de minas.

A família descobriu no total 28 dispositivos explosivos. Mas enquanto Serguei estava podando o jardim do lado de fora de sua porta, outra mina explodiu em seu rosto. Ele ficou cego de um olho e está aguardando uma terceira cirurgia. Autoridades da Ucrânia estimam que existam cerca de 250 mil quilômetros quadrados de áreas minadas no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *