Economia

Governo deve recolher R$ 8,5 bilhões de dinheiro esquecido em bancos

O valor de R$ 8,5 bilhões, que está atualmente “esquecido” em contas bancárias inativas ou inativas por longos períodos, será transferido para o governo, de acordo com nova regulamentação. Esses recursos são provenientes de contas que não foram movimentadas por anos, além de valores em instituições financeiras que não conseguiram localizar seus proprietários.

O Banco Central do Brasil (BCB) havia criado um sistema de consulta para que a população verificasse se possuía saldo em contas antigas ou esquecidas. Apesar dos alertas, grande parte desse montante não foi resgatada pelos titulares. Com isso, a quantia será destinada aos cofres públicos para ser utilizada pelo governo.

Especialistas apontam que a falta de conhecimento e o desinteresse de muitos cidadãos em verificar suas contas podem ter contribuído para o acúmulo dessa quantia significativa. A transferência desses recursos para o governo segue uma tendência de outras economias ao redor do mundo que buscam reutilizar ativos “adormecidos”.

A medida ainda pode enfrentar críticas de setores que acreditam que o governo deveria criar novas formas de notificar os proprietários antes de recolher os valores.

4o

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *