Samir Xaud responde a críticas de Abel Ferreira: “Erro que beneficia ninguém reclama”
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, rebateu nesta quarta-feira (26) as críticas feitas por Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, sobre a arbitragem no Campeonato Brasileiro. A declaração aconteceu durante o evento Summit CBF Academy, em São Paulo.
Xaud afirmou que “quando há um erro que favorece a equipe, ninguém fala; quando há um erro que desfavorece, aí falam.” Ele ressaltou que entende como “natural” a indignação de treinadores e dirigentes após decisões polêmicas — mas defendeu que a crítica tende a ser seletiva. “Os erros acontecem, mas estamos trabalhando para melhorar todo o nosso futebol e também nossa arbitragem”, completou.
O comentário surge após a derrota do Palmeiras por 3 a 2 para o Grêmio, na última terça-feira (25), em Porto Alegre. Após o jogo, Abel sugeriu que a arbitragem estaria sendo influenciada por receio de punições depois de polêmicas recentes envolvendo o clube — especialmente na sequência de um clássico com o São Paulo Futebol Clube.
A polêmica reacende o debate sobre a conduta da arbitragem no futebol brasileiro: de um lado, rivais e torcedores apontam erros estruturais recorrentes; de outro, a cúpula da CBF tenta defender que reclamações devem ser equilibradas, e anuncia medidas de aprimoramento. Segundo Xaud, a entidade já trabalha em melhorias no setor.
A declaração também coincide com um momento decisivo da temporada: além da intensa disputa pelo título do Brasileirão, o Palmeiras se prepara para disputar a final da Copa Libertadores da América — o que aumenta a pressão sobre resultados e possíveis decisões de arbitragem.

