Esporte

Lenda da engenharia da F1, Adrian Newey é confirmada como chefe da Aston Martin a partir de 2026

O engenheiro britânico Adrian Newey, considerado um dos maiores projetistas da história da Fórmula 1, foi confirmado nesta quarta‑feira (26) como o novo chefe de equipe da Aston Martin F1 Team a partir da temporada de 2026.

Newey, que havia assinado com a equipe britânica no início de 2025 como parceiro técnico, ocupará a vaga de Andy Cowell, que passará a atuar como diretor de estratégia. A mudança faz parte de uma reestruturação interna da equipe, com o objetivo de aproveitar a expertise de Newey no desenho e desenvolvimento do carro, especialmente com as novas regulagens técnicas previstas para 2026.

Em comunicado, Newey afirmou estar “ansioso para assumir essa função adicional” e destacou que, nos últimos meses dentro da equipe, já percebeu “grandes talentos individuais”, ressaltando a importância de colocar a Aston Martin na “melhor posição possível” para competir a partir da próxima temporada.

A promoção marca a primeira vez na carreira de Newey que ele assume oficialmente o papel de “Team Principal” em uma temporada completa. Até então, sua fama advinha das décadas como projetista — inclusive assinado carros campeões para outras equipes historicamente de sucesso na Fórmula 1.

A adoção de Newey na chefia técnica e de pista da Aston Martin já é vista como uma aposta forte da equipe rumo à nova era da Fórmula 1 — com regulamentos revisados, nova unidade de potência e ambição de transformar a escuderia britânica em competidora de ponta. O comando do time e o desenvolvimento do carro sob sua liderança começam a valer para 2026, com expectativas de reversão do desempenho recente da equipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *