musicas

Um hit dos Racionais Mc’s que se esconde na trilha de “Tremembé”

A série “Tremembé” incorporou diversos elementos da cultura periférica brasileira em sua narrativa – e entre essas escolhas musicais está uma faixa do grupo Racionais MC’s que passou quase despercebida por muitos espectadores. Trata‑se de , presente no álbum “” (2002).

Na letra de “Da Ponte Pra Cá”, o grupo faz uma saudação detalhada às zonas periféricas de São Paulo — em um trecho aparece até mesmo a menção “Marcelo Boy, Jardim Tremembé te espera”. Esse aceno direto ao bairro Jardim Tremembé fortalece sua conexão com o universo retratado na série, o que torna a presença da música ainda mais relevante e simbólica.

Embora o nome da música não tenha sido destacado nos créditos ou nas discussões populares da série, sua inserção funciona como um Easter egg cultural: espectadores atentos à letra ou com familiaridade com o rap nacional podem captar o momento de reconhecimento do local e da história que a série revisita.

Ao integrar “Da Ponte Pra Cá”, “Tremembé” reforça o pano de fundo urbano e periférico da trama e revela um cuidado com a trilha sonora que vai além do óbvio. A música dos Racionais atua como um nó de interconexão entre o espaço físico (Jardim Tremembé), a favela/periferia urbana e a cultura do rap que ecoa nas vivências retratadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *