Cabo Verde conquista vaga inédita na Copa do Mundo de 2026
A seleção de Cabo Verde fez história nesta segunda-feira (13) ao conquistar sua primeira classificação para a Copa do Mundo de Futebol. Com uma vitória convincente por 3 a 0 sobre Eswatini no Estádio Nacional, em Praia, os Tubarões Azuis garantiram o primeiro lugar do Grupo D das Eliminatórias Africanas, superando Camarões, que ficou em segundo lugar após um empate sem gols contra Angola.
Os gols da partida decisiva foram marcados por Dailon Livramento, Willy Semedo e Stopira, todos na segunda etapa. Essa vitória histórica coloca Cabo Verde como a 22ª seleção classificada para o Mundial de 2026, que será sediado em conjunto por Estados Unidos, Canadá e México.
Com uma população aproximada de 530 mil habitantes, Cabo Verde se torna o segundo menor país em número de habitantes a disputar uma Copa do Mundo, atrás apenas da Islândia, que participou em 2018.
A classificação foi comemorada com grande entusiasmo em todo o país, com torcedores e jogadores celebrando o feito histórico. O técnico Pedro Leitão Brito, conhecido como Bubista, desempenhou um papel fundamental na campanha vitoriosa da seleção cabo-verdiana.