Enterterimento

“Sátántangó”: a adaptação cinematográfica de 7 horas do romance vencedor do Nobel

O escritor húngaro László Krasznahorkai foi anunciado como vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 2025 nesta quinta-feira (9). Seu romance mais famoso, Sátántangó, publicado em 1985, inspirou o filme O Tango de Satã (1994), dirigido por Béla Tarr. A obra cinematográfica, com mais de sete horas de duração, é considerada um marco do cinema de arte europeu.

A trama de Sátántangó se passa em uma pequena aldeia agrícola na Hungria, logo após a queda do comunismo, onde um homem misterioso, que havia sido deixado para morrer, retorna inesperadamente à população. Filmado em preto e branco, o filme recebeu 100% de aprovação da crítica e 92% do público no Rotten Tomatoes, principal agregador de críticas da web.

No Brasil, Sátántangó foi traduzido pela Companhia das Letras e é a única obra do autor húngaro disponível em português. A tradução de Paulo George Schiller ganhou o prêmio Paulo Rónai de melhor tradução do Prêmio Literário da Biblioteca Nacional em 2023.

Para os interessados em explorar essa obra literária, Sátántangó está disponível para compra em formato físico e digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *