Enterterimento

Criadora de atriz virtual responde a críticas de atores reais

A criação de Tilly Norwood, a primeira atriz virtual gerada por inteligência artificial, tem gerado controvérsia em Hollywood. Desenvolvida pela empresa Particle6 e apresentada no Festival de Cinema de Zurique, Tilly está atraindo o interesse de agências de talentos, o que provocou críticas de diversos atores. Nomes como Melissa Barrera, Mara Wilson, Kiersey Clemons, Toni Collette e Lukas Gage expressaram preocupações sobre a substituição de atores humanos e o uso não autorizado de características faciais para criar a personagem.

Em resposta, Eline Van der Velden, fundadora do estúdio de talentos IA Xicoia, defendeu sua criação, afirmando que Tilly Norwood não é uma substituta para seres humanos, mas sim uma obra criativa — uma peça de arte. Ela comparou o uso da inteligência artificial à utilização de CGI ou animação, destacando que, assim como outras formas de arte, Tilly desperta debates e demonstra o poder da criatividade.

Apesar das críticas, Van der Velden afirmou que Hollywood continua interessado no projeto e que a representação de Tilly por agências será anunciada em breve.

A situação levanta questões sobre o impacto da inteligência artificial na indústria do entretenimento e os direitos dos artistas humanos, especialmente no que diz respeito ao uso de suas características sem consentimento. O debate continua a crescer à medida que a tecnologia avança e novas criações digitais surgem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *