Esporte

Björn Borg admite batalha contra câncer agressivo e compara adversário a algo incontrolável

Björn Borg, lendária figura do tênis mundial, revelou publicamente estar enfrentando um câncer de próstata de forma agressiva. A informação foi apresentada em sua autobiografia Heartbeats: A Memoir, coescrita com sua esposa Patricia.

Segundo Borg, o diagnóstico ocorreu em setembro de 2023, apesar de ele já realizar exames regulares de saúde. Ele foi submetido a cirurgia em fevereiro de 2024 e, em agosto, os exames mostraram que ele está em remissão — mas permanece sob vigilância médica, com testes a cada seis meses.

O tenista sueco comparou o câncer a um adversário que ele “não pode controlar”, mas fixou uma postura de luta: “Não vou desistir. Vou enfrentá-lo. Cada dia é como uma final de Wimbledon.”

Borg, que venceu 11 Grand Slams em sua carreira — incluindo cinco edições consecutivas de Wimbledon entre 1976 e 1980 e seis Roland Garros — se aposentou muito jovem, aos 26 anos, em grande parte devido à exaustão física, mental e emocional.

Na autobiografia, ele abre não apenas sobre o câncer, mas também sobre momentos turbulentos após sua aposentadoria, incluindo episódios de uso de drogas, pânico, sentimento de vergonha e duas overdoses.

Em entrevistas recentes, Borg expressou que, embora esteja em remissão, ele reconhece que “células adormecidas” do câncer podem representar risco futuro, o que faz com que ele viva “dia a dia, ano a ano”, sempre atento aos exames médicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *