Brasil é eliminado do Mundial de Vôlei após erro da Sérvia em jogo decisivo
Na madrugada desta quinta-feira (18), a Seleção Brasileira masculina de vôlei enfrentou a Sérvia em jogo decisivo pela fase de grupos do Campeonato Mundial de Vôlei, realizado nas Filipinas. A partida terminou com vitória sérvia por 3 a 0, com parciais de 25/22, 25/20 e 25/22, eliminando o Brasil da competição na primeira fase.
Durante o primeiro set, quando a Sérvia vencia por 21 a 19, ocorreu um lance polêmico: o líbero sérvio, Negić, permaneceu em quadra por alguns segundos após o momento em que deveria ter ido para o banco de reservas. Apesar de breve, essa infração não foi percebida pela arbitragem, o que gerou questionamentos sobre a imparcialidade da arbitragem na partida.
Com a derrota, o Brasil terminou a fase de grupos na terceira colocação do Grupo H, atrás da Sérvia e da República Tcheca. A combinação de resultados, incluindo a vitória da República Tcheca sobre a China por 3 a 0, resultou na eliminação precoce da seleção brasileira, que não avançou às oitavas de final pela primeira vez na história do torneio.
Esta eliminação precoce representa a pior campanha da Seleção Brasileira masculina de vôlei em Mundiais, considerando tanto as edições masculinas quanto femininas, com a equipe terminando em 17º lugar.