Enterterimento

Diretor Jim Jarmusch manifesta desapontamento com Mubi por investimento ligado ao setor militar israelense

O cineasta independente Jim Jarmusch, conhecido por obras como Stranger Than Paradise e Dead Man, expressou preocupação com o financiamento corporativo na indústria cinematográfica e com a recente parceria da distribuidora Mubi com a Sequoia Capital.

Durante o Festival de Cinema de Veneza, onde seu novo filme, Father Mother Sister Brother, está sendo exibido, Jarmusch comentou sobre o investimento de US$ 100 milhões da Sequoia Capital na Mubi, empresa que também investiu em startups de tecnologia militar israelense. Ele afirmou que considera “quase todo o dinheiro corporativo como ‘dinheiro sujo'” e que, ao longo de sua carreira, aceitou financiamento de diversas fontes, reconhecendo as complexidades envolvidas.

A atriz Indya Moore, que integra o elenco do filme, destacou a importância de os artistas realizarem uma “due diligence ética”, investigando as origens dos financiamentos dos projetos em que se envolvem. Ela enfatizou que a responsabilidade recai sobre as empresas que financiam sistemas de violência, não sobre os artistas.

Em resposta, a Mubi afirmou que os valores de seus investidores não refletem os da empresa e reiterou seu compromisso com a independência e liderança fundadora. A situação gerou discussões sobre a ética no financiamento de filmes e a responsabilidade das plataformas de distribuição em relação às suas fontes de investimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *