Business

Índice PCE dos EUA registra alta anualizada de 3,7% no primeiro trimestre

A inflação nos Estados Unidos cresceu a um ritmo anualizado de 3,7% no primeiro trimestre deste ano, segundo a terceira e última estimativa divulgada nesta quinta-feira (26) pelo Departamento de Comércio. O dado se refere ao índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês), indicador amplamente monitorado pelas autoridades monetárias norte-americanas.

Núcleo do PCE também registra avanço

Na mesma divulgação, o núcleo do PCE — que exclui itens voláteis como alimentos e energia — apresentou alta de 3,5% no período. Esse resultado representa uma ligeira aceleração em relação à estimativa anterior, divulgada cerca de um mês atrás, que apontava alta de 3,4% no núcleo e de 3,6% no índice cheio.

Indicador preferido do Fed

O PCE é considerado a principal medida de inflação pelo Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos. O desempenho do indicador é um dos principais fatores levados em conta nas decisões de política monetária, especialmente no que se refere ao nível dos juros básicos da economia.


Conclusão

A revisão para cima nos dados do PCE reforça o cenário de inflação resiliente nos Estados Unidos no início do ano. Com o núcleo do índice também mostrando aceleração, a divulgação deve manter o Federal Reserve em estado de atenção sobre os próximos passos da política monetária, diante de pressões inflacionárias ainda persistentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *