Politica

Segundo Boulos, dinâmica eleitoral “deve beneficiar Lula nas eleições de 2026”

O deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) deu início a uma caravana por 15 estados brasileiros com o objetivo de impulsionar a articulação política da esquerda. A jornada começou no interior de São Paulo, região historicamente resistente ao campo progressista, com o intuito de fortalecer o engajamento dos movimentos sociais e reorganizar o discurso político do campo que apoia o governo Lula.

Estratégia para sair da defensiva

Durante entrevista concedida por telefone à CNN enquanto viajava de carro rumo a São José do Rio Preto, Boulos destacou que o momento exige mais ação por parte da esquerda. “Estamos acuados, apáticos. Essa caravana quer justamente mudar isso, construir uma narrativa e ativar a militância digital”, afirmou.

A caravana tem como meta alcançar os 27 estados da federação. Embora Boulos não confirme a possibilidade de assumir a Secretaria-Geral da Presidência, como especulado, aliados afirmam que mesmo diante de um eventual convite oficial do presidente Lula, ele pretende manter sua agenda de viagens e contato com movimentos sociais.

Eleições 2026 e análise sobre Lula

Questionado sobre os resultados da última pesquisa Genial/Quest — que apontam uma rejeição de 66% à reeleição de Lula — Boulos adotou tom cauteloso. Para ele, os dados refletem o momento atual, ainda distante da dinâmica eleitoral real.

“Esses números avaliam o governo, não a disputa eleitoral. Quando essa lógica for estabelecida — Lula contra Bolsonaro — o cenário será outro. O presidente continua sendo o nome mais forte, ainda mais com a direita desorganizada e sem liderança clara”, declarou. O deputado também comentou que as oscilações nos dados se mantêm dentro da margem de erro, o que considerou como um sinal de estabilidade.

Conclusão

A iniciativa de Guilherme Boulos revela uma tentativa concreta de reaglutinar forças progressistas em meio a um cenário de tensão política e críticas ao governo federal. Apostando na mobilização de base e no fortalecimento do discurso político da esquerda, o deputado busca reconectar o campo popular com a população, enquanto observa com cautela os desdobramentos eleitorais e a conjuntura política nacional. A caravana representa, portanto, mais do que um giro por estados: é um movimento estratégico para reposicionar a esquerda no debate público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *