Politica

Casado: Fuga de Zambelli ocorre no pior momento para Bolsonaro

A fuga da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) ocorre em um momento particularmente delicado para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo análise da colunista Letícia Casado. Zambelli, condenada a dez anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), deixou o Brasil e viajou para os Estados Unidos, mesmo após a condenação. Posteriormente, ela anunciou a intenção de se estabelecer na Itália, onde possui cidadania.

A situação se agrava para Bolsonaro, que enfrenta investigações relacionadas a uma suposta tentativa de golpe de Estado e à atuação de seu filho, Eduardo Bolsonaro, nos Estados Unidos. Recentemente, Bolsonaro prestou depoimento à Polícia Federal sobre o envio de R$ 2 milhões para Eduardo nos EUA e negou ter qualquer envolvimento com a fuga de Zambelli. Ele afirmou que não foi questionado sobre a saída da deputada do Brasil.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou a inclusão de Zambelli na lista vermelha da Interpol, visando sua prisão preventiva e extradição. O jurista Rafael Paiva avaliou que há grandes chances de a Itália prender e extraditar Zambelli para o Brasil, a menos que o governo italiano considere a condenação como política, o que, segundo ele, não se aplica ao caso.

A fuga de Zambelli, aliada de primeira hora de Bolsonaro, ocorre em um momento em que o ex-presidente busca se defender de diversas acusações e tenta se distanciar de aliados envolvidos em escândalos. A associação entre a fuga de Zambelli e as investigações envolvendo Eduardo Bolsonaro aumenta a pressão sobre o ex-presidente, que já enfrenta desafios significativos em sua defesa.

Para mais detalhes sobre a análise de Letícia Casado, você pode assistir ao vídeo a seguir:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *