Moraes afirma que Brasil defenderá democracia contra inimigos ‘nacionais e internacionais’
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta terça-feira que o Brasil está preparado para proteger sua democracia contra ameaças internas e externas. A declaração foi feita durante um evento institucional em Brasília, em meio ao atual clima de tensão política e investigações sobre atos antidemocráticos.
Segundo Moraes, a democracia brasileira “não será intimidada” por grupos ou indivíduos que tentem enfraquecer as instituições, seja por meio de desinformação, discursos de ódio ou tentativas de golpe. Ele enfatizou que há uma articulação coordenada, tanto dentro quanto fora do país, que tenta minar o sistema democrático e que essas ações serão combatidas com rigor.
“Defenderemos a Constituição contra todos os inimigos, nacionais e internacionais. Não há espaço para retrocessos”, afirmou o ministro, em tom firme.
Moraes também reiterou o papel do Supremo na garantia do estado de direito e destacou que o Judiciário agirá com independência para preservar os pilares da democracia, como eleições livres, imprensa livre e respeito aos direitos fundamentais.
As declarações ocorrem em um momento em que o STF analisa processos relacionados a ataques às instituições ocorridos nos últimos anos e em que figuras públicas, incluindo autoridades, estão sendo investigadas por suposta incitação a atos antidemocráticos.
A fala do ministro reflete a preocupação das instituições com a estabilidade democrática e envia um recado direto a quem tenta subverter a ordem constitucional: a democracia brasileira tem quem a defenda.