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Após Virginia e Rico, confira quais influenciadores a CPI das Apostas pretende convocar

Após ouvir a empresária Virginia Fonseca e o influenciador Rico Melquíades, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Apostas — em curso no Senado — pretende convocar outros nomes populares nas redes sociais. Entre os próximos alvos estão os cantores Gusttavo Lima e Wesley Safadão, que também atuam como promotores de casas de apostas digitais.

A investigação busca compreender de que forma a publicidade feita por influenciadores pode estar contribuindo para o endividamento de famílias brasileiras, diante do crescimento do setor de apostas esportivas online no país.

Comissão tem prazo e orçamento definidos

Instalada em novembro de 2024, a CPI das Apostas tem prazo de até 130 dias para realizar seus trabalhos. Caso não haja solicitação de prorrogação — considerada improvável pelos parlamentares —, os trabalhos devem ser encerrados até o dia 14 de junho. O orçamento da comissão foi fixado em R$ 110 mil.

O senador Dr. Hiran (PP-RR), que preside a comissão, é o responsável por organizar o cronograma das sessões. Até o momento, não foram anunciadas as datas das próximas oitivas, que poderão contar com a participação de outros 18 influenciadores já convocados ou convidados.

Influência digital sob escrutínio

O foco da CPI recai sobre o uso massivo de figuras públicas para promover plataformas de apostas, muitas vezes com públicos jovens e vulneráveis. A prática tem sido alvo de críticas devido à facilidade com que é possível apostar por meio de aplicativos e ao risco de problemas financeiros associados a esse tipo de atividade.


Conclusão

Com a aproximação do fim dos trabalhos, a CPI das Apostas intensifica o cerco aos influenciadores digitais envolvidos com casas de apostas. A comissão tenta estabelecer os limites da responsabilidade dessas figuras públicas na divulgação de plataformas que podem impactar diretamente o orçamento de milhares de brasileiros. O desfecho das investigações deve oferecer subsídios importantes para futuros debates legislativos sobre regulamentação e publicidade no setor.

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