Grupo de Trabalho de Transportes dos Brics se posiciona contra medidas unilaterais no setor
O Grupo de Trabalho de Transportes dos Brics se manifestou nesta quarta-feira (14) contra a adoção de ações unilaterais e medidas restritivas que afetem o setor de transportes. A posição foi divulgada em uma declaração conjunta após reunião ministerial realizada no Palácio do Itamaraty, em Brasília.
Segundo o comunicado, essas práticas podem gerar distorções de mercado e comprometer o acesso a tecnologias modernas, além de prejudicar a segurança operacional no setor. O grupo reafirmou o compromisso dos países-membros com a cooperação e coordenação nessas questões.
“Opomo-nos a ações unilaterais e medidas restritivas no setor dos transportes que possam causar distorções de mercado e falta de acesso a tecnologias modernas, equipamentos e serviços associados necessários para a segurança dos transportes”, afirma o documento.
Combustíveis sustentáveis ganham destaque
O grupo também defendeu a utilização de Combustíveis de Aviação Sustentáveis (SAF), Combustíveis de Aviação com Baixo Carbono (LCAF) e outras fontes de energia limpa como alternativas para reduzir as emissões de carbono na aviação internacional.
A proposta está ligada à necessidade de cooperação tecnológica entre os países do bloco, considerando as especificidades de cada nação. O objetivo é promover soluções viáveis e ambientalmente responsáveis para o setor aéreo.
Mobilidade urbana e descarbonização como eixos estratégicos
Outros temas debatidos na reunião incluíram a importância de desenvolver infraestrutura sustentável e resiliente, promover a mobilidade urbana de forma eficiente, impulsionar a conectividade aérea, além de estratégias para a descarbonização de portos e do transporte marítimo.
Também foi abordada a criação de uma aliança logística internacional entre os países do Brics, com foco em integração e desenvolvimento de sistemas de transporte e logística mais eficazes e ambientalmente conscientes.
Presidência brasileira prioriza clima e integração
Durante a abertura do encontro, a ministra interina do Ministério de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori, destacou os dois pilares que guiam a presidência brasileira nos Brics: a responsabilidade climática e a integração da infraestrutura de transporte e logística.
“Nos últimos meses, trabalhamos com estreita colaboração com todos os estados-membros para construir uma agenda voltada para um futuro sustentável e para áreas prioritárias”, declarou.
O Brasil está à frente da presidência rotativa dos Brics em 2025, função que exercerá até 31 de dezembro. A próxima Cúpula do bloco está prevista para julho, no Rio de Janeiro.
Conclusão
A reunião do Grupo de Trabalho de Transportes dos Brics reforça a rejeição a medidas unilaterais que prejudiquem a cooperação internacional e a modernização do setor. Ao mesmo tempo, sinaliza uma forte aposta em soluções sustentáveis, como combustíveis limpos e integração logística. A presidência brasileira busca conduzir o bloco com foco em clima e infraestrutura, preparando o caminho para decisões estratégicas que serão debatidas na cúpula de julho.