Economia

Bolsas asiáticas encerram em alta com foco nas negociações tarifárias com os EUA

As principais bolsas da Ásia encerraram o pregão desta quinta-feira (8) com leves ganhos, em meio à expectativa por desdobramentos nas negociações tarifárias entre Estados Unidos e China. A movimentação nos mercados ocorre também após o Federal Reserve (Fed), banco central norte-americano, manter inalterada sua taxa básica de juros pela terceira vez consecutiva.

Índices apresentam altas moderadas na região

Em Tóquio, o índice Nikkei subiu 0,41%, alcançando 36.928,63 pontos. Em Seul, o sul-coreano Kospi avançou 0,22%, encerrando o dia a 2.579,48 pontos. O mercado de Hong Kong também registrou valorização, com o Hang Seng subindo 0,37%, para 22.775,92 pontos.

Na China continental, o Xangai Composto teve alta de 0,28%, a 3.352,00 pontos, acumulando seu terceiro pregão consecutivo de ganhos. O índice Shenzhen Composto, que abrange empresas menores e mais voltadas à tecnologia, teve desempenho ainda mais expressivo, com avanço de 1,03%, fechando em 1.988,10 pontos.

A única exceção entre os mercados da região foi Taiwan. O Taiex recuou 0,02%, encerrando o dia aos 20.543,40 pontos.

Declarações de Trump influenciam o humor do mercado

As declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também tiveram peso sobre o sentimento dos investidores. Ele afirmou que a China demonstra forte interesse em fechar um acordo comercial com os EUA, após a imposição de tarifas no mês passado. Ainda segundo Trump, representantes dos dois países devem se reunir na Suíça no fim de semana para buscar um entendimento.

Além disso, Trump indicou que um primeiro acordo comercial com outro “grande país” será anunciado ainda nesta manhã. Há especulações de que se trate do Reino Unido.

Bolsa da Oceania segue em alta

Na Oceania, o índice S&P/ASX 200 da bolsa de Sydney fechou em alta pelo segundo pregão consecutivo, com leve valorização de 0,16%, aos 8.191,70 pontos.

Conclusão

Os mercados asiáticos reagiram positivamente à perspectiva de avanços nas negociações comerciais entre Washington e Pequim, enquanto investidores seguem atentos aos impactos das tarifas no cenário econômico global. A manutenção dos juros pelo Fed reforça a cautela diante da incerteza, e os próximos encontros diplomáticos devem continuar a influenciar o rumo das bolsas internacionais nos próximos dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *