Deputado propõe projeto para impedir o uso da camisa vermelha pela Seleção Brasileira
A Gerdau segue otimista sobre o desempenho de suas operações na América do Norte, diante de uma carteira de encomendas elevadas e apesar de preocupações sobre incertezas geradas pela política comercial dos Estados Unidos, afirmaram executivos da siderúrgica brasileira nesta terça-feira (29).
Carteira de encomendas robusta nos EUA
O vice-presidente de finanças da Gerdau, Rafael Dorneles Japur, afirmou que a carteira de encomendas da companhia nos EUA segue acima de 70 dias, nível considerado “robusto” pelo executivo. “Não temos percebido redução nos volumes de vendas”, afirmou o executivo durante conferência com analistas sobre os resultados da companhia no primeiro trimestre, divulgados na noite de segunda-feira (28). “Claro que alguns setores estão mais preocupados que outros (com as tarifas de importação), como a indústria automotiva, mas, de uma forma geral, entendemos que estamos com um nível de atividade robusto”, acrescentou Japur.
Desempenho financeiro no primeiro trimestre
No primeiro trimestre de 2025, a receita líquida da Gerdau da América do Norte cresceu quase 11% sobre um ano antes, para R$8,8 bilhões, apoiada em parte pela valorização do dólar frente o real, que compensou quedas de preços no mercado. A operação da Gerdau na América do Norte foi responsável por 49% do resultado operacional do grupo no primeiro trimestre.
Investimentos e perspectivas para o Brasil
Questionado sobre a operação do novo laminador de bobinas a quente inaugurado em março em usina da companhia em Ouro Branco (MG), após investimento de R$1,5 bilhão, Japur afirmou que não acredita que poderá gerar impacto relevante nos preços do material no Brasil. O novo equipamento deve atingir um custo operacional “normalizado” até o terceiro trimestre, disse o executivo, e o volume adicional não deverá ser suficiente para pressionar por si só os preços de bobinas a quente no mercado interno. O equipamento tem capacidade de produção anual de 250 mil toneladas e deve colaborar para reduzir o custo total da produção de aços planos da Gerdau no Brasil, disse Japur.
Conclusão
A Gerdau demonstra confiança em suas operações na América do Norte, respaldada por uma carteira de encomendas sólida e um desempenho financeiro positivo. Apesar das incertezas políticas e comerciais nos EUA, a empresa mantém uma perspectiva otimista para o futuro próximo. No Brasil, os investimentos em infraestrutura e tecnologia visam fortalecer a competitividade da companhia no mercado interno.