Economia

Fitch projeta o mais fraco crescimento global desde 2009, excluindo os anos de pandemia

A agência de classificação de risco Fitch Ratings revisou para baixo suas projeções de crescimento da economia global, destacando que o desempenho esperado para 2025 será o mais fraco desde 2009, desconsiderando os impactos atípicos causados pela pandemia de Covid-19. A nova estimativa foi divulgada nesta quarta-feira (16) em uma atualização especial do relatório trimestral sobre as perspectivas econômicas mundiais.

Previsão global abaixo dos 2%

Segundo a agência, o crescimento mundial em 2025 deve ficar abaixo da marca de 2%. O relatório aponta que o cenário foi impactado principalmente pelo agravamento das tensões comerciais internacionais, que têm afetado as principais economias do planeta.

Revisões nas expectativas para EUA e China

A Fitch também revisou suas projeções para os dois maiores mercados globais. A expectativa de crescimento dos Estados Unidos foi reduzida em 0,5 ponto percentual, agora estimada em 1,2% para o ano, com desaceleração prevista ao longo de 2025 — encerrando o último trimestre com crescimento de apenas 0,4% na comparação anual.

No caso da China, a agência projeta expansão inferior a 4% tanto neste ano quanto no próximo, refletindo um cenário de crescimento cada vez mais contido. Para a zona do euro, a estimativa também é pouco animadora, com avanço econômico permanecendo significativamente abaixo de 1%.

Conclusão

As novas projeções da Fitch reforçam o ambiente de cautela na economia global, em meio a disputas comerciais e perspectivas de crescimento enfraquecido entre as principais potências. A revisão sinaliza um ano de 2025 desafiador, com impactos potenciais para mercados emergentes e políticas monetárias ao redor do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *