Governo

Ucrânia aceita cessar-fogo de 30 dias; EUA dizem que ‘a bola está com Putin’

A Ucrânia aceitou uma proposta dos Estados Unidos para um cessar-fogo imediato de 30 dias no conflito com a Rússia. Este acordo, alcançado após reuniões em Jidá, Arábia Saudita, abrange operações aéreas, marítimas e terrestres, e poderá ser estendido se ambas as partes concordarem, estando condicionado à aceitação por parte da Rússia.

Em contrapartida, os EUA se comprometeram a retomar imediatamente a ajuda militar e o compartilhamento de inteligência com a Ucrânia, suspensos na semana anterior. Além disso, ambos os países reafirmaram um acordo econômico para a exploração conjunta de recursos naturais ucranianos.

O presidente dos EUA, Donald Trump, expressou esperança de que a Rússia aceite o cessar-fogo e planeja discutir o assunto com o presidente russo, Vladimir Putin. O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, enfatizou que a decisão agora está nas mãos de Moscou, aguardando uma resposta positiva.

O presidente ucraniano, Volodímir Zelenski, avaliou positivamente as negociações e destacou que o cessar-fogo inclui todas as vias de conflito. A União Europeia manifestou apoio à iniciativa, ressaltando que a responsabilidade pela próxima etapa recai sobre a Rússia.

Este desenvolvimento ocorre após o maior ataque de drones a Moscou desde a invasão de 2022 e tentativas anteriores da Ucrânia de estabelecer tréguas limitadas. A comunidade internacional aguarda a resposta da Rússia para avançar em direção a uma paz duradoura na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *