PGR solicita o arquivamento do inquérito contra Ibaneis por suposta omissão durante os eventos de 8 de janeiro
A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou nesta quarta-feira (26), recomendando o arquivamento de um inquérito que apura a omissão do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), durante os atos que levaram à invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023. A PGR enviou seu parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF), alegando que as evidências reunidas até o momento não sustentam o prosseguimento das investigações contra o governador.
PGR Argumenta Ausência de Provas Suficientes
No parecer enviado ao STF, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, argumenta que a investigação não encontrou elementos que justifiquem a continuidade do inquérito contra Ibaneis. O procurador destaca que o governador se apresentou espontaneamente à Polícia Federal, autorizou o amplo acesso às investigações e entregou dois aparelhos celulares que estavam sob sua posse. Além disso, foi identificada a existência de documentos que condenavam os ataques de 8 de janeiro e solicitavam a intervenção da Força Nacional para o restabelecimento da ordem.
Contexto do Caso: Afastamento e Defesa de Ibaneis
Após os eventos de 8 de janeiro, o governador Ibaneis Rocha foi afastado do cargo por 90 dias por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF. No entanto, a ordem de afastamento foi revogada em seguida. Moraes, que também relator do caso, determinou a abertura de um inquérito para investigar as ações do governador e dos responsáveis pela segurança pública do DF durante os atos de vandalismo.
Em sua defesa, Ibaneis argumentou que confiava plenamente no modelo de atuação da Secretaria de Segurança Pública e considerava plausível a eficácia das estratégias adotadas, razão pela qual não tomou medidas preventivas mais incisivas.
Desdobramentos Futuros
O parecer favorável ao arquivamento do inquérito será agora analisado pelo ministro Alexandre de Moraes, que decidirá sobre os próximos passos. No passado, o governador chegou a pedir o arquivamento da investigação, mas Moraes rejeitou o pedido, considerando-o prematuro.
Conclusão
A solicitação da PGR para o arquivamento do inquérito contra Ibaneis Rocha reflete um entendimento de que não existem evidências suficientes para sustentar as acusações de omissão por parte do governador durante os atos de vandalismo de 8 de janeiro. No entanto, o caso ainda depende da decisão final do STF, o que pode resultar em desdobramentos importantes para o futuro político do governador e para a continuidade das investigações.