News

“Panamá anula acordo com a China sobre a Nova Rota da Seda após pressão dos EUA”

Panamá decidiu cancelar o acordo de adesão à Nova Rota da Seda, uma iniciativa chinesa de infraestrutura, após forte pressão dos Estados Unidos. Esse movimento ocorreu em meio a uma crescente tensão nas relações internacionais, especialmente no contexto da rivalidade estratégica entre Washington e Pequim. A Nova Rota da Seda, que visa conectar a China a várias regiões do mundo por meio de projetos de infraestrutura, foi vista por muitos como uma forma de expandir a influência política e econômica da China.

O Panamá havia assinado o acordo com a China em 2017, mas a pressão diplomática dos EUA, que tem sido crítico de iniciativas que consideram como parte da expansão de poder chinês, foi determinante para a decisão. A medida reflete também as preocupações sobre a segurança e a soberania de países da América Latina, que se veem entre dois polos de influência global.

Esse tipo de mudança no cenário geopolítico pode ter implicações significativas para o comércio e as relações diplomáticas entre Panamá, China e os Estados Unidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *