Politica

Líder do PL busca Bolsonaro para discutir disputa pela CCJ na Câmara

O novo líder do partido na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), deve conversar com Bolsonaro, nesta quarta-feira (5), sobre a lista de comissões que o partido irá pleitear. Além da CCJ, há interesse nas comissões de Relações Exteriores e de Saúde.

Como maior bancada da Câmara, com 92 deputados, o PL tem prioridade na escolha de presidência das comissões.

O PL irá consultar Jair Bolsonaro antes de decidir se romperá o acordo com outras bancadas para manter o comando da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em 2025. O pacto firmado com o PT previa alternância no comando da comissão, com Rui Falcão (PT) assumindo em 2023 e o PL em 2024.

No entanto, com a mudança na presidência da Câmara e nas lideranças partidárias, integrantes do PL argumentam que o acordo não deveria se estender até 2026. O partido avalia que, sob seu comando, a CCJ avançou em pautas conservadoras, como a aprovação do projeto de anistia para condenados pelo 8 de Janeiro, que ficou travado após decisão de Arthur Lira (PP-AL).

Além de Bolsonaro, Valdemar Costa Neto também influenciará a decisão, já que disputar a CCJ pode afetar futuras negociações do PL na Câmara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *